quinta-feira, 24 de maio de 2012

Em noite dos paulistas, cariocas se despedem da Libertadores

A quarta-feira de decisões definiu os primeiros semifinalistas da Copa do Brasil e da Taça Libertadores 2012. No balanço geral, os times de São Paulo levaram vantagem sobre os do Rio de Janeiro, que teve seus dois representantes eliminados da maior competição do continente sul-americano, enquanto os paulistas classificaram seus dois times na competição nacional e outro pela Libertadores.

Fluminense e Vasco entraram em campo pelo torneio continental com missões distintas. Jogando no Engenhão, o tricolor precisava de uma vitória por dois gols de diferença para seguir adiante na competição e chegou até a abrir o placar aos 17 minutos do primeiro, com gol de Carleto. Mas, na etapa final, sofreu o empate e foi eliminado dentro de casa pelo Boca Júniors, que busca o seu sétimo título de Libertadores.

Já o time cruz-maltino foi até São Paulo enfrentar o Corinthians. Em jogo dramático, Diego Souza teve a maior chance de toda a partida para dar vantagem ao Vasco no marcador, mas viu o goleiro Cássio crescer em sua frente e salvar o timão. E como diz o velho ditado, “quem não faz, toma”. Aos 42 minutos, em cobrança de escanteio, Paulinho subiu e fez explodir um Pacaembu lotado com mais de 35 mil corintianos.

Paulinho comemora gol salvador no alambrado com torcedor (Foto: Globoesporte.com)
Como se diz entre os jogadores e os torcedores do time, “a vitória foi com a cara do Corinthians”, na raça e na superação. O time do Parque São Jorge volta, após 12 anos, a uma semifinal de Libertadores e espera agora o jogo do Santos, hoje à noite, para saber se enfrenta o time do litoral paulista ou o vencedor do duelo entre Universidad de Chile e Libertad, isso porque, caso o Vélez avance, deverá obrigatoriamente enfrentar o Boca Júniors na semifinal, para seguir o regulamento que não permite a final entre dois times do mesmo país.

Caso o peixe avance, sigo com aproveitamento de 100% nos meus palpites sobre os três maiores favoritos nesta competição de 2012: Boca, Corinthians e Santos.

Enquanto isso, na Copa do Brasil

A noite de quarta definiu também os primeiros semifinalistas no torneio nacional. Coritiba, Palmeiras e São Paulo são três dos quatros classificados para esta fase. Hoje, Grêmio e Bahia decidem a última vaga. No jogo de ida, vitória dos gaúchos por 2 a 1, em Salvador.

Como já esperado, o São Paulo não teve dificuldades e eliminou o Goiás, em Goiânia, com o empate por 2 a 2 – o tricolor já havia vencido o primeiro duelo no Morumbi por 2 a 0 -. Agora, o time paulista enfrenta o Coxa, vice-campeão do torneio no ano passado, e que goleou o Vitória por 4 a 1. Acredito na classificação do São Paulo para a grande final.

Já o Palmeiras, que havia empatado fora de casa em 2 a 2 no primeiro jogo, bateu o Atlético-PR por 2 a 0 na Arena Barueri e espera por Grêmio ou Bahia nas semifinais. O verdão não chegava nesta fase da competição há 13 anos. Acredito na força do clube alviverde para chegar à decisão, possivelmente contra o São Paulo, o que seria uma final espetacular, se tratando de um clássico. Porém, se o adversário for o Grêmio, o time comandado por Luis Felipe Scolari encontrará mais dificuldades para avançar no torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário