sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tabus e Revanches marcam a semana do futebol

Após mais uma semana tensa e decisiva no futebol brasileiro e sul-americano, chegamos à formação de mais uma final de Libertadores e Copa do Brasil.

Pelo torneio internacional, de um lado teremos o Corinthians, estreante nesta fase da competição, embalado pelas vitórias em cima de Vasco e Santos, nas quartas e semifinais, respectivamente. Do outro, o hexacampeão e talvez um passo a frente do Timão, o Boca Júniors, da Argentina.

Já pela Copa do Brasil, o Palmeiras retorna ao ciclo de decisões que o consagraram nos anos 90 e início dos anos 2000 e fará a decisão contra o Coritiba, que se classifica para a final da competição pelo segundo ano consecutivo (perdeu ano passado para o Vasco).

E é em meio a estas decisões das próximas semanas e baseado nos jogos que desenharam este cenário, que mostrarei alguns aspectos interessantes quantos aos clubes envolvidos nestas semifinais, já encerradas.

Longo Tabu
Em uma das semifinais da Copa do Brasil, a derrota do São Paulo, além de comprovar que sua fase não é nada boa, sem conquistar títulos desde 2008, ratificou o fantasma do time por eliminações em torneios de mata-mata. São desde 2005 - quando ganhou a Libertadores e o Mundial, ambos pela terceira e última vez, até aqui -, 17 fracassos em competições com moldes eliminatórios. Ao todo, o tricolor chega à sua sétima temporada seguida sem títulos neste tipo de torneio. Abaixo segue a lista de todas as decepções são-paulinas em mata-mata nos últimos anos.

Paulista 2007 (Semifinal contra o São Caetano)
Paulista 2008 (Semifinal contra o Palmeiras)
Paulista 2009 (Semifinal contra o Corinthians)
Paulista 2010 (Semifinal contra o Santos)
Paulista 2011 (Semifinal contra o Santos)
Paulista 2012 (Semifinal contra o Santos)

Libertadores 2006 (Final contra o Internacional)
Libertadores 2007 (Oitavas de final contra o Grêmio)
Libertadores 2008 (Quartas de final contra o Fluminense)
Libertadores 2009 (Quartas de final contra o Cruzeiro)
Libertadores 2010 (Semifinal contra o Internacional)

Sul-Americana 2007 (Quartas de final contra o Milionarios-COL)
Sul-Americana 2008 (Primeira fase contra o Atlético-PR)
Sul-Americana 2011 (Oitavas de final contra o Libertad-PAR)

Copa do Brasil 2011 (Quartas de Final contra o Avaí)
Copa do Brasil 2012 (Semifinal contra o Coritiba)

Recopa Sul-Americana 2006 (Final contra o Boca Júniors)

Times brasileiros: a pedra no caminho
Nos últimos anos, assim como na edição 2012 da Libertadores, muitos confrontos brasileiros aconteceram na fase de mata-mata. Coincidentemente, ou não, tivemos neste ano uma nova eliminação de um técnico e um time que têm históricos ruins contra times compatriotas. São eles: Muricy Ramalho e Santos.

Mesmo com um currículo invejável na bagagem, o treinador do peixe também ostenta este peso pelo alto número de fracassos na competição sul-americana contra times brasileiros. Veja abaixo quais foram eles:

Libertadores 2006 (Treinando o São Paulo, perdeu a final para o Internacional)
Libertadores 2007 (Treinando o São Paulo, perdeu as oitavas de final para o Grêmio)
Libertadores 2008 (Treinando o São Paulo, perdeu as quartas de final para o Fluminense)
Libertadores 2009 (Treinando o São Paulo, perdeu as quartas de final para o Cruzeiro)
Libertadores 2012 (Treinando o Santos, perdeu a semifinal para o Corinthians)

Já o Peixe, tricampeão da América, voltou a participar da competição de forma regular em 2003, e que de lá pra cá acabou ficando de fora apenas das edições de 2006, 2009 e 2010. Desde então, o clube da Baixada se encontrou com três times brasileiros no caminho e se deu mal em todas as oportunidades. Veja:

Libertadores 2005 (Perdeu as quartas de final para o Atlético-PR)
Libertadores 2007 (Perdeu as semifinais para o Grêmio)
Libertadores 2012 (Perdeu as semifinais para o Corinthians)

O reencontro com o primeiro carrasco
“Exterminador oficial” de clubes brasileiros na competição mais importante de clubes das Américas, o Boca Júniors reencontrará, o que poucos lembram, uma de suas vítimas: o Corinthians. Foi em 1991, com primeiro jogo no Morumbi e a volta na Bombonera, que o time argentino se tornou o primeiro dos vários pesadelos corintianos na Libertadores. Será este ano, na grande final, que o Timão dará o troco?

Curiosidades
Caso vença a Copa Libertadores 2012, o Corinthians se tornará o quinto time brasileiro a ganhar o campeonato nacional em um ano e o torneio continental logo na temporada seguinte. Os outros times a realizarem este feito foram: Santos (campeão nacional em 1961 e 1962 e da Libertadores em 1962 e 1963), Flamengo (campeão nacional em 1980 e da Libertadores em 1981), São Paulo (campeão nacional em 1991 e da Libertadores em 1992) e o Vasco (campeão nacional em 1997 e da Libertadores em 1998).

Poderá ser também o décimo quinto clube a conquistar o título do torneio logo em sua primeira decisão. Dentre os times que realizaram este feito, estão os brasileiros Santos, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Vasco.

A volta do Alviverde imponente
Se o assunto de hoje é história, não podemos deixar de falar sobre o Palmeiras, que volta, depois de quatorze anos, à decisão da Copa do Brasil, agora enfrentando o Coritiba, o mesmo que goleou o time palestrino nas quartas de final do ano passado por 6 a 0, no Couto Pereira. Hora da revanche?

Vice-campeão do torneio em 1996 contra o Cruzeiro e campeão em 1998 batendo o mesmo time da Toca da Raposa, o Verdão vem de uma longa seca de títulos de alto nível (a última conquista de grande porte foi a Libertadores de 1999) e busca a sua redenção no cenário nacional.

Grande potência do futebol brasileiro, o time do Palestra Itália viveu época de ouro nos anos 90, conquistando oito títulos no período. Dentre eles, estão os dois Paulistões e os dois Brasileiros de 1993 e 1994, a Mercosul de 1998 e, claro, o maior deles, a Libertadores de 1999.

Nos anos 2000, apenas quatro conquistas: Rio-São Paulo e Copa dos Campeões em 2000, Série B do Brasileiro em 2003 e Paulista em 2008. É a hora da reviravolta alviverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário